Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

... sobre o território comum, olhar a realidade de forma integral e de modo científico

Cristina Maria Moreira Machado da Silva

Percepção das crianças do 1ª ciclo do Ensino Básico do concelho das Lajes do Pico (Açores) sobre resíduos sólidos urbanos e a sua gestão

Orientadores:
  • Rosalina Gabriel
  • Tomaz Dentinho

  • Dissertação disponível em: http://hdl.handle.net/10400.3/537

    Resumo

    Os problemas ambientais causados pela acção do homem impõem a necessidade de se procurarem formas de desenvolvimento adequadas ao ambiente. Esta problemática é objecto de estudo da Educação Ambiental, que considera as dimensões sociais, políticas, económicas, culturais, ecológicas e éticas das questões ambientais e informa a gestão e conservação da natureza. Um dos principais problemas dos tempos modernos, que necessita de ser enfrentado pela sociedade é o tratamento de resíduos sólidos urbanos. Este assunto tem sido alvo de um conjunto amplo de investigações, que resultam em regulamentações próprias que procuram minimizar este problema ambiental, culminando em diversas campanhas de informação e formação do público em geral. Em Portugal, a ilha do Pico (Região Autónoma dos Açores), é um dos pontos onde a instalação de infra-estruturas adequadas à recepção separada de resíduos sólidos mais terá tardado. Partindo deste conhecimento local, e da importância da escola, cujo principal papel envolve o desenvolvimento nas crianças e jovens de atitudes de respeito pelo ambiente, procurámos, utilizando uma metodologia de carácter predominantemente qualitativa, do tipo descritivo interpretativo, caracterizar o que sabem e o que pensam as crianças a frequentar o último ano do primeiro ciclo do ensino básico de todas escolas do concelho das Lajes do Pico (n=49), sobre resíduos sólidos e a sua gestão. As crianças responderam a um questionário com diversos tipos de perguntas, incluindo associações livres, perguntas abertas, fechadas e de opinião, além de terem elaborado ainda uma composição sobre resíduos sólidos. As respostas destas crianças, com nove e 10 anos de idade, sugerem que detêm alguns conhecimentos sobre resíduos e uma grande abertura e sensibilização para trabalhar temas relacionados com o ambiente. Entre as principais lacunas de conhecimento, destacaram-se o destino final dos resíduos sólidos, o processo de reciclagem, alguma confusão de termos (ex. reciclagem / separação) e omissão de comportamentos de redução e reutilização de bens e recursos. Das variáveis pesquisadas (sexo, idade, habilitações dos pais, frequência de eco-escola), nenhuma se mostrou particularmente consistente na explicação de diferenças de conhecimento ou sensibilização. As principais fontes do conhecimento referidas foram a escola (professores) e a família. Espera-se que este trabalho venha a contribuir para o delineamento de novas planificações por parte dos professores sobre o tema dos resíduos sólidos urbanos de modo a colmatar as lacunas detectadas, contribuindo para a formação integral dos alunos como cidadãos activos e responsáveis.

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