Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

... sobre o território comum, olhar a realidade de forma integral e de modo científico
Ambiente

Dinâmica de Ecossistemas

  • Eduardo Dias
  • Regente

    ID UC: 9002
    Ano: 1
    Semestre: 1º
    ECTS: 6 ECTS
    Horas de Trabalho: 168
    Horas de contato: 46 TP
    Datas online: 15-01-2024 a 02-02-2024
    Datas presencial: 31-12-1969 a 31-12-1969

    Descrição da disciplina

    Objetivos de aprendizagem

    1. Desenvolver um conceito inovador sobre a Ecologia e a natureza das comunidades, baseado no conceito dinâmico dos processos biológicos ao nível dos ecossistemas, partindo dos conceitos básicos de Ecologia e não descurando a necessidade de, no âmbito deste mestrado, fornecer um suporte sólido sobre os instrumentos teóricos e aplicados da Ecologia,
    2. Atingir áreas avançadas sobre dinâmica de ecossistemas, mecanismos alogénicos e homeostáticos, papel do distúrbio e percursos evolutivos como instrumentos de gestão da biodiversidade e garante da conservação das espécies.
    3. Porque a gestão te de ser consciente dos valores em causa, desenvolver, na segunda parte, a analise, discutir a origem e o valor nas sociedade moderna, do património natural, suas formas de gestão e estratégias de conservação.
    4. Conhecimento do valor para a humanidade do património natural nacional e as estratégias de conservação e avaliação, bem como os instrumentos disponíveis para a sua gestão.

    Conteúdos programáticos

    1. Dinâmica de Ecossistemas; 1.1 Ecologia funcional. 1.2 A natureza das comunidades; 1.3 Modelos e mecanismos da sucessão: Mecanismos da sucessão ecológica. Determinismo ou acaso. Dinâmica e biodiversidade; 1.4 Mecanismos de estabilidade dinâmica: O papel das perturbações. Flutuações, gap-patch dynamica e implicações; 1.5 Casos estudados
    2. Património Natural: Património: conceito e enquadramento atual; 2.1 Centros de Biodiversidade à escala global. O Homem: a paisagem cultural e a biodiversidade dependente; 2.2 Instrumentos de avaliação patrimonial e hotsopt de biodiversidade. Estratégia Nacional de conservação da Biodiversidade. Gestão de Espécies, Habitats; 2.3 O sistema de áreas protegidas.
    3. Gestão da Biodiversidade (GB): instrumentos legais e operacionais. Conservação biológica e as novas abordagens integradas; 3.1 A GB à escala regional: Rede Natura 2000 e o seu plano sectorial; 3.2 A GB em face aos desafios modernos: aquecimento global, desertificação, PAC, stocks alimentares e serviços.

    Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem

    Os conceitos de uma visão dinâmica e associada a mecanismos reguladores e promotores da biodiversidade numa escala sucessional, bem como a base teórica sobre os processos dinâmicos no ecossistema, é fornecido no primeiro bloco de formação designado de Dinâmica dos ecossistemas. Este fornece também uma base fundamental para se entender o caracter dinâmico em que se baseia toda a sustentabilidade dos ecossistemas bem como o papel dos distúrbios ao longo do tempo como geradores de Biodiversidade.

    O conhecimento descritivo mas também a consciência da importância do Património Natural para a humanidade, bem como a linhas estratégicas para a sua gestão e valorização, são fornecidas na segunda parte do programa Património natural. Os atuais modelos de gestão, quer ao nível da espécie ou do habitat, bem como os instrumentos á escala regional, onde intervém a biologia da conservação são apresentados na 3ª parte, designada de Gestão da Biodiversidade.

    Metodologias de ensino

    Dado que o mestrado possui na fase final uma cadeira de visita de estudo e o horário preparado para ser pós-laboral, as aulas são essencialmente presenciais. Na primeira parte Dinâmica de ecossistemas, a matéria expositiva em PPT é complementada com exemplos locais, recorrendo a imagens projetadas.

    é igualmente utilizada a plataforma de e-learnning Moodle da universidade para a continuação das aulas, fornecendo links de leituras e suporte para o estudo.

    Na componente sobre o Património Natural é feito uma exposição dos principais instrumentos e áreas de conservação   europeus, nacionais e regionais, exemplificando com apresentação de imagens sobre essas áreas ou  casos de estudo, em parte realizado com a participação dos alunos. Na terceira parte, trabalha-se muito sobre artigos publicados sobre o tema nas revistas da especialidade mais recentes, levando os alunos a ler essas publicações e a apresentação para discussão na turma.

    Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem

    Na primeira parte, sobre a dinâmica dos ecossistemas, privilegia-se a exposição da matéria, dado que se pretende levar o aluno a compreender conceitos importante e basilares na construção de uma ideia para a gestão dos ecossistemas. São áreas onde existe uma base sólida de conceitos, e teorias já publicados e, por isso, um significativo número de compêndios de estudo. Na segunda parte mergulha-se na realidade nacional e nos modelos de avaliação do Património natural, pela que a participação dos alunos na matéria expositiva obriga á pesquiza e tomar conhecimento da realidade nacional, para além do conhecimento da documentação disponível e das diferentes abordagens na construção dos instrumentos de gestão, bem diferenciado de ilha para ilha.

    Numa terceira parte parte-se para a análise moderna de modelos e casos estudo de gestão da biodiversidade, a diferentes escalas, e por isso a pesquiza, análise e discussão de artigos desta área muito recente, torna-se uma maneira de incentivar a leitura de discussão na sala dos métodos mais recentes.

    Bibliografia

    ABER, J. & MELOLLO, J. (1991). Terrestrial Ecosystems. Saunders College Pbls. Philadelphia

    RICKLEFS (2010). Economia da natureza. Guanabara Koogani. São Paulo

    BARBOUR, M.G., J.H. BURK & W.D. PITTS (1987). Terrestrial plant ecology. The Benjamin.London.

    GIMINGHAM, C.H., S.B. CHAPMAN & N.R. WEBB (1979). European heathlands. Elsevier. Oxford.

    MILES, j. (1987). Vegetation Sucession: past and present perceptions. In: Gray, A. et al. eds.: Colonization, sucession and stability. Blackwell, Oxford.

    PICKETT, S.T.A. & P. S. WHITE eds. (1985). The ecology of natural disturbance and patch dynamics. - Academic Press. New York.

    Elias, R. B. & Eduardo DIAS (2004). Primary succession on lava domes on Terceira (Azores). Journal of Vegetation Science, 15: 331-338.

    Elias, R. & Eduardo DIAS (2009). Cyclic patch dynamics in a Macaronesian island forest. Community Ecology 10(1): 25-34.

    Elias, R. & Eduardo DIAS (2009). Gap dynamics and regeneration strategies in Juniperus-Laurus forest of the Azores Islands. Plant Ecol. 200: 179-189.

     


    Conteúdos didáticos

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