Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

... sobre o território comum, olhar a realidade de forma integral e de modo científico
Planeamento

Métodos de Planeamento Territorial

  • Eduardo Dias
  • Regente
  • Dinis Pereira
  • Tomaz Dentinho

  • ID UC: 9008
    Ano: 1
    Semestre: 2º
    ECTS: 6 ECTS
    Horas de Trabalho: 168
    Horas de contato: 46 TP
    Datas online: 15-04-2024 a 03-05-2024
    Datas presencial: 31-12-1969 a 31-12-1969

    Descrição da disciplina

    Objetivos de aprendizagem

    Abordagem de conceitos fundamentais para a compreensão da natureza da informação geográfica e dos Sistemas de Informação Geográfica. Identificar a importância dos Sistemas de Informação Geográfica no presente e no futuro. Recurso a software SIG, para aplicação prática dos conceitos abordados. Visa, por outro lado, dotar os alunos de um conjunto de ferramentas estatísticas que auxiliam o investigador a melhor identificar padrões espaciais observáveis em variáveis naturais ou naturais-antrópicas. Será dada também importância a um grupo de modelos que permitem diagnosticar relações de causa-efeito no território estudado. Finalmente ambiciona conhecer os instrumentos reguladores do território. Ser capaz de relacionar um texto regulamentar com a sua expressão territorial.

    Conteúdos programáticos

    1. Introdução e Conceitos

    2. Sistemas de Coordenadas em cartografia

    3. Modelação Geográfica

    4. Aquisição de dados

    5. Funcionalidades dos SIG

    Módulo I: Conceitos

    Módulo II: Introdução De Dados Em ArcView

    Módulo III: Visualização De Temas

    Módulo IV: Trabalhar Com Tabelas

    Módulo VI: Análise Espacial

    Módulo VII: Criação De Layout

    Natureza da informação Geográfica;

    Estatística Espacial;

    Inferência Estatística em dados geográficos;

    Correlação: Métodos Robustos;

    Autocorrelação Espacial;

    Modelos de Regressão Linear multivariados;

    Modelos Espaciais.

    Introdução ao Planeamento e Ordenamento do Território. Noções Gerais; Objectivos; Princípios e Processo de Planeamento. Evolução das Políticas de Ordenamento do Território e do Ambiente Agenda 21 e Planeamento Ambiental.

    Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem

    Depois de alunos compreenderem a componente teórica do território, da legislação aplicável e dos Sistemas de Informação Geográfica, são levados a realizar projetos e desenvolver aptidões em software de Informação Geográfica, onde aprendem os conhecimentos básicos, práticos, de onde têm de realizar um trabalho, que lhes permite por em prática e compreender a relação entre a regulação local e a sua implementação nos Sistemas de Informação Geográfica.

    Metodologias de ensino

    Exame - 100% (nota mínima 10 valores);

    Trabalho Grupo de 2 alunos - (+5% da nota para notas abaixo de 18 valores)

    Prova escrita a realizar com consulta.

    Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem

    Os trabalhos de grupo a realizar, e a implementação prática dos conhecimentos teóricos, permitem aos alunos um contacto com a realidade, que são os Sistemas de Informação Geográfica, dotando os alunos de ferramentas fundamentais no planeamento territorial.

    Bibliografia

    Aronoff, S. (1989) Geographic Information Systems: a management perspective (Ottawa, Canada: WDL Publications).

    Burrough, P. A. (1994) Principles of Geographical information Systems for Land Resources Assessment. Oxford Science Publications.

    Maguire, D. J., Goodchild, M. F. & Rhind, D. W. (1992) Geographical Information System. Longman Scientific & Technical.

    Matos, J. (2001) Fundamentos de Informação Geográfica. Lidel.

    Neto, P. L. (1998) Sistemas de Informação Geográfica. FCA-Editora de Informática.

    Shaw, G. & Wheller, D. (1997) Statistical Techniques in Geographical Analysis. David Fulton Publishers.

    Gujarati, D. (1995). Basic Econometrics. 3ª Edição, McGraw-Hill.


    Conteúdos didáticos

    Apenas disponível para alunos registados na página

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