Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

... sobre o território comum, olhar a realidade de forma integral e de modo científico
Matemática

Métodos Estatísticos e Modelos de Análise Ambiental

  • João Miguel Tavarela Ferreira
  • Regente
  • Paulo A.V. Borges

  • ID UC: 9007
    Ano: 1
    Semestre: 2º
    ECTS: 6 ECTS
    Horas de Trabalho: 168
    Horas de contato: 46 TP
    Datas online: 26-02-2024 a 16-03-2024
    Datas presencial: 31-12-1969 a 31-12-1969

    Descrição da disciplina

    Objetivos de aprendizagem

    Os alunos deverão ser capazes de compreender os conceitos básicos de estatística e resolver problemas em ambiente SPSS.
    Pretende-se fornecer aos alunos ferramentas elementares para a elaboração de modelos de optimização e simulação nas áreas de
    conservação da natureza e ambiental.

    Conteúdos programáticos

    Parte I

    1.  Bases de Dados

    2.  Estatística Descritiva

    3.  Correlação e Regressão linear simples

    4.  Populações normais ? testes de médias e variâncias

    5.  Populações normais ? testes à igualdade de duas populações. Teste para amostras emparelhadas

    6.  Análise da variância

    7.  Cruzamentos e medidas de associação (Qui-Quadrado)

    8.  Simplificação de modelos complexos (Regressão múltipla)

     

    Parte II

    1. Introdução à Investigação Operacional.

    2. Programação linear.

    2.1 Formalização.

    2.2 Resolução gráfica.

    2.3 O algoritmo do Simplex.

    2.4 Análise de sensibilidade.

    2.5 Resolução de problemas usando a aplicação Solver.

    3. PL binária na definição de reservas.

    4. Modelos de simulação aplicados à ecologia.

    4.1 Modelos contínuos e discretos no tempo. 

    4.2 Caos no modelo logístico discreto.

    5. Modelos espaciais de autómatos celulares.

    6. Fractais.

    7. Estudo de artigos científicos.

    Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem

    Os conteúdos programáticos fornecem aos alunos as ferramentas para poderem resolver os problemas que habitualmente surgem no âmbito da aplicação da estatística e de técnicas de simulação e optimização a questões ambiental.

    Metodologias de ensino

    Exposição dos conceitos teóricos seguidos de exemplos e exercícios.
    Resolução computacional de problemas recorrendo às aplicação Excel, Solver e SPSS.

    A avaliação será composta por uma frequência escrita teórica-prática e exercício prático computacional, assim como a presentação e discussão de um artigo científico.

    Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem

    A leccionação em laboratório computacional permite uma abordagem prática dos problemas estatísticos e ambientais o que combinado com a esclarecimento da teoria em causa fornece os alunos com os elementos necessários para a formulação de modelos e para a interpretação estatística dos mesmos.

    Bibliografia

    Higgens & Richardson, 1996, A review of models of alien plant spread, Ecological Modelling, 87, 249

    Lorenz, 1962, Deterministic non-periodic flow, Journal of the Atmospheric Sciences, 20, 130-141

    Magalhães & Ramalhete 1985, Programação linear, McGraw-Hill

    Moore et al, 2003, Heuristic and optimal solutions for set-covering problems in conservation biology, Ecography, 595-601

    Maroco J., 2007. Análise Estatística com Utilização do SPSS (3º Edição). Edições Sílabo, Lda. Lisboa.

    Murray J. D., 2002, Mathematical Biology , Springer-Verlag

    Nagel & Schrekenberg, 1992, A cellular automaton for freeway traffic , J. Phys. I 2 2221-2229;

    Zar, J.H., 1996. Biostatistical Analysis. Prentice-Hall, London.


    Conteúdos didáticos

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