Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

... sobre o território comum, olhar a realidade de forma integral e de modo científico
Ambiente

Visita de Estudo

  • Tomaz Dentinho
  • Regente
  • Eduardo Dias
  • Paulo A.V. Borges

  • ID UC: 9010
    Ano: 1
    Semestre: 2º
    ECTS: 3 ECTS
    Horas de Trabalho: 84
    Horas de contato: 23 TP
    Datas online: 31-12-1969 a 31-12-1969
    Datas presencial: 27-05-2024 a 29-05-2024

    Descrição da disciplina

    Objetivos de aprendizagem

    Um projecto de tese de Mestrado responde aos problemas reais de desenvolvimento sustentável de uma determinada área. área que tem gente que quer o desenvolvimento sustentável através da gestão dos recursos e da preservação e uso do património. A VISITA DE ESTUDO serve para analisar os problemas de desenvolvimento sustentável da área de estudo, para observar soluções para problemas semelhantes em outras áreas e para identificar questões científicas preliminares que possam ajudar a resolver aqueles problemas.

    Conteúdos programáticos

    O Modelo Conceptual adoptado nesta proposta assume que o Desenvolvimento Sustentável é fruto da interacção entre o Sistema Político Económico e o Sistema de Ambiente Natural e Construído. Por um lado o Sistema Político Económico é o resultado das intervenções do Sistema Regulador no Sistema Socio-Económico. Por outro lado o Sistema do Ambiente Natural e Construído resulta da interacção entre o Meio Ambiente Natural e os Espaços Adaptados e Canais.

    O Modelo Conceptual serve para ordenar as tarefas subjacentes à elaboração de trabalhos de gestão e conservação da natureza. As tarefas que por agora interessam são:

    I)  Análise deve ser neutra em termos de valoração e multidisciplinar

    II)  Avaliação das potencialidades e problemas deve ter em atenção a população que quer servir e os seus valores.

    Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem

    A Análise interdisciplinar permite ter uma visão sistémica da realidade

    A Avaliação das potencialidades e problemas permite identificar os valores e atitudes dos agentes e gestores dessa realidade.

    Metodologias de ensino

    Na Análise das diversas áreas visitadas (áreas Urbanas, áreas Industriais, áreas Agro silvo pastoris, áreas Naturais, áreas Marítimas) trata-se de identificar as características das zonas de estudo no que se refere ao sistema do meio ambiente, ao sistema dos espaços adaptados, ao sistema socio-económico e ao sistema de regulação tendo em atenção a aprendizagem feita nas disciplinas de mestrado. Meio Ambiente: -Sustentabilidade,-Biodiversidade, -Dinâmica de ecossistemas. Espaços Adaptados -Metodosde Planeamento do Território,-Sistemas de Agricultura, Socio-Economia -Economia dos Recursos Naturais Geral: Introdução às Metodologias Científicas, Visita de Estudo e Proposta de Tese.

    No diagnóstico é fundamental passar dos problemas aos objectivos para dar lugar às questões e à ciência: Identificação de problemas; Identificação de potencialidades

    Trata-se de preparar um Relatório Preliminar sobre as áreas visitadas com base em elementos que têm acesso organizados de forma sistemática

    Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem

    A visita e a elaboração de relatórios sucintos mas estruturados sobre as áreas visitadas prepara os alunos para a elaboração de caracterizações de diagnósticos de outras realidades.

    Bibliografia

    Caracterização e Diagnóstico do Plano Diretor de Angra do Heroísmo.

    Observações

    Se houver meios as visitas de estudo podem ser a outras regiões o que permite uma maior interação entre alunos e professores na abordagem ao território e na contextualização das propostas de tese. Ao longo dos 16 anos do mestrado já foram feitas visitas de estudo ao Continente, a Espanha, a São Jorge, ao Pico e ao Faial.


    Conteúdos didáticos

    Apenas disponível para alunos registados na página

    Siga-nos em:

  • Centros de investigação que apoiam o mestrado