Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

... sobre o território comum, olhar a realidade de forma integral e de modo científico
Ambiente

Instrumentos e Objetivos da Ciência e Política Ambiental

  • Rosalina Gabriel
  • Regente
  • Ana M. Arroz

  • ID UC: 9009
    Ano: 1
    Semestre: 2º
    ECTS: 6 ECTS
    Horas de Trabalho: 168
    Horas de contato: 46 TP
    Datas online: 06-05-2024 a 24-05-2024
    Datas presencial: 31-12-1969 a 31-12-1969

    Descrição da disciplina

    Objetivos de aprendizagem

    Os principais objetivos desta unidade curricular são:

    - comunicar aos alunos os conceitos fundamentais sobre saber, tradição, percurso da humanidade, património e áreas de conservação e introduzir conceitos da gestão da conservação da natureza de forma a fundamentar a gestão dos recursos naturais e ambientais.

    - confrontar os alunos com os problemas reais que o senso comum e as abordagens disciplinares não vem conseguindo resolver nos vários contextos e desafia-los a adotarem uma perspetiva científica e interdisciplinar para abordarem os problemas levantados.

    - introduzir algumas metodologias de trabalho, úteis à obtenção e análise de dados para melhor compreender a realidade.

    - debater com os alunos a unidade e diversidade da abordagem científica no concreto das suas ideias preliminares para dissertações de mestrado.

    Conteúdos programáticos

    Parte I - História do uso dos recursos naturais: problemas de gestão e conservação da natureza.

    Parte II - Metodologias de estudo em ciência.

    Parte III - Ciência e desenvolvimento.

    Parte IV - Ciência, religião e conservação da natureza.

    Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem

    A análise histórica das relações entre o homem e a natureza permitem explicitar os fenómenos de interação entre os valores, a economia, os espaços adaptados e o meio ambiente que constituem os elementos base do mestrado.

    O aprofundamento metodológico, focado em contextos reais e problemas concretos, permite antecipar alguns dos obstáculos com que os investigadores se deparam na segunda parte do mestrado e facilitar a sua minimiazação e solução.

    Metodologias de ensino

    Aulas teórico-práticas: Aulas magistrais ilustradas recorrendo a “data show” e vídeos; Foruns de leitura, discussão e apresentação de pontos de vista diversos sobre temáticas ambientais onde possam ser discutidos aspetos a focar na tese.

    Os estudantes recebem um conjunto de protocolos experimentais focando a biodiversidade, a poluição e as perspectivas socio-ambientais, que executam durante este período. Aprendem a criar bases de dados e a ensaiar algumas análises preliminaries.

    Avaliação:

    1. Elaboração de um texto (tipo artigo de revista de divulgação - máximo 5 págs A4, pitch 12, 1,5 espaços) introduzindo os pontos essenciais discutidos durante a unidade curricular e focando um dos problemas da Ciência e Desenvolvimento Sustentável de um lugar.

    2. Problematização de um projecto de tese, contextualizado à gestão e conservação da natureza, com apresentação das dimensões de estudo, indicadores, definição e operacionalização das variáveis.

    Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem

    A elaboração de um ensaio de 5 páginas focando uma área concreta e de quatro pontos de vista (institucional, económico, tecnológico e ambiental) permite evidenciar as coerências e incoerências das várias abordagens disciplinares e dar sentido a um mestrado interdisciplinar.

    A sistematização da procura do conhecimento científico numa "tabela de especificações", permite projectar o desenvolvimento do projecto de tese, garantindo um instrumento de regulação da investigação a desenvolver no futuro.

    Bibliografia

    Almeida, L.SW. & Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em psicologia e educação. (5ª ed.). Braga: Psiquilíbrios Edições.

    Alfsen, K. H., Fuglestvedt, J., Seip, H. M. & Skodvin, T. (1999). Climate change. Scientific background and process. Universitetet I Oslo, Report 2000:1. http://www.cicero.uio.no/media/8.pdf

    Anónimo (2000). Concise report of the debates of the First Convention of Civil Society organised at European level. http://europa.eu.int/comm/governance/areas/group3/index_en.htm.

    Borges, P. A. V., Azevedo, E. B., Borba, A., Dinis, F. O., Gabriel, R. & Silva, E. (2009). Ilhas Oceânicas. In: H.M. Pereira, T. Domingos & L. Vicente (Eds.), Ecossistemas e Bem-Estar Humano. pp 461-508. Lisboa: Escolar Editora. http://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/2011

    Carvalho, H. (2008). Análise multivariada de dados qualitativos. Lisboa: Edições Sílabo.

    CIC (1992). Catecismo da Igreja Católica, Coimbra: Gráfica de Coimbra. http://www.vatican.va/archive/ccc/index_po.htm

    Easterly, W. (2001). The Elusive Quest for Growth? Economists’ Adventures and Misadventures in the Tropics. Cambridge, Ma: MIT Press.

    Gabriel, R. (coord.) (2012). Abordagens do ambiente em contexto escolar. Cascais: Princípia Editora.

    Gabriel, R., Arroz, A.M., Barcelos, J.V.A. Quadros, S. (2014). Selecção de marcos internacionais, nacionais e regionais no âmbito da educação ambiental para a compreensão da evolução no domínio. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 23: 21-54. http://cita.angra.uac.pt/ficheiros/publicacoes/1448462317.pdf

    Lomborg, B. (1998). The Skeptical Environmentalist: Measuring the Real State of the World. Cambridge: Cambridge. University Press.

    Neves, J.C. (2004). Dois milhões de Anos de Economia. Lisboa: Universidade Católica Editora.

    Ricklefs, R. E. (2003). A economia da Natureza. Sed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

    Silva, E. & Gabriel, R. (coord) (2007). As atitudes face ao ambiente em regiões periféricas. Angra do Heroísmo: FCT e UAç.

    Triantis, K.A., Borges, P.A.V., Ladle, R.J., Hortal, J., Cardoso, P., Gaspar, C., Dinis, F., Mendonça, E., Silveira, L.M.A., Gabriel, R., Melo, C., Santos, A.M.C., Amorim, I.R., Ribeiro, S.P., Serrano, A.R.M., Quartau, J.A.& Whittaker, R.J. (2010). Extinction debt on oceanic islands. Ecography, 33: 285-294.

    Ward, Philip R. 1986. The Nature of Conservation: A Race against Time. Marina del Rey, CA: Getty Conservation Institute. http://hdl.handle.net/10020/gci_pubs/nature_of_conservation_english


    Conteúdos didáticos

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