Dinâmica de Ecossistemas
Descrição da disciplina
Objetivos de aprendizagem
- Desenvolver um conceito inovador sobre a Ecologia e a natureza das comunidades, baseado no conceito dinâmico dos processos biológicos ao nível dos ecossistemas, partindo dos conceitos básicos de Ecologia e não descurando a necessidade de, no âmbito deste mestrado, fornecer um suporte sólido sobre os instrumentos teóricos e aplicados da Ecologia,
- Atingir áreas avançadas sobre dinâmica de ecossistemas, mecanismos alogénicos e homeostáticos, papel do distúrbio e percursos evolutivos como instrumentos de gestão da biodiversidade e garante da conservação das espécies.
- Porque a gestão te de ser consciente dos valores em causa, desenvolver, na segunda parte, a analise, discutir a origem e o valor nas sociedade moderna, do património natural, suas formas de gestão e estratégias de conservação.
- Conhecimento do valor para a humanidade do património natural nacional e as estratégias de conservação e avaliação, bem como os instrumentos disponíveis para a sua gestão.
Conteúdos programáticos
- Dinâmica de Ecossistemas; 1.1 Ecologia funcional. 1.2 A natureza das comunidades; 1.3 Modelos e mecanismos da sucessão: Mecanismos da sucessão ecológica. Determinismo ou acaso. Dinâmica e biodiversidade; 1.4 Mecanismos de estabilidade dinâmica: O papel das perturbações. Flutuações, gap-patch dynamica e implicações; 1.5 Casos estudados
- Património Natural: Património: conceito e enquadramento atual; 2.1 Centros de Biodiversidade à escala global. O Homem: a paisagem cultural e a biodiversidade dependente; 2.2 Instrumentos de avaliação patrimonial e hotsopt de biodiversidade. Estratégia Nacional de conservação da Biodiversidade. Gestão de Espécies, Habitats; 2.3 O sistema de áreas protegidas.
- Gestão da Biodiversidade (GB): instrumentos legais e operacionais. Conservação biológica e as novas abordagens integradas; 3.1 A GB à escala regional: Rede Natura 2000 e o seu plano sectorial; 3.2 A GB em face aos desafios modernos: aquecimento global, desertificação, PAC, stocks alimentares e serviços.
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
Os conceitos de uma visão dinâmica e associada a mecanismos reguladores e promotores da biodiversidade numa escala sucessional, bem como a base teórica sobre os processos dinâmicos no ecossistema, é fornecido no primeiro bloco de formação designado de Dinâmica dos ecossistemas. Este fornece também uma base fundamental para se entender o caracter dinâmico em que se baseia toda a sustentabilidade dos ecossistemas bem como o papel dos distúrbios ao longo do tempo como geradores de Biodiversidade.
O conhecimento descritivo mas também a consciência da importância do Património Natural para a humanidade, bem como a linhas estratégicas para a sua gestão e valorização, são fornecidas na segunda parte do programa Património natural. Os atuais modelos de gestão, quer ao nível da espécie ou do habitat, bem como os instrumentos á escala regional, onde intervém a biologia da conservação são apresentados na 3ª parte, designada de Gestão da Biodiversidade.
Metodologias de ensino
Dado que o mestrado possui na fase final uma cadeira de visita de estudo e o horário preparado para ser pós-laboral, as aulas são essencialmente presenciais. Na primeira parte Dinâmica de ecossistemas, a matéria expositiva em PPT é complementada com exemplos locais, recorrendo a imagens projetadas.
é igualmente utilizada a plataforma de e-learnning Moodle da universidade para a continuação das aulas, fornecendo links de leituras e suporte para o estudo.
Na componente sobre o Património Natural é feito uma exposição dos principais instrumentos e áreas de conservação europeus, nacionais e regionais, exemplificando com apresentação de imagens sobre essas áreas ou casos de estudo, em parte realizado com a participação dos alunos. Na terceira parte, trabalha-se muito sobre artigos publicados sobre o tema nas revistas da especialidade mais recentes, levando os alunos a ler essas publicações e a apresentação para discussão na turma.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
Na primeira parte, sobre a dinâmica dos ecossistemas, privilegia-se a exposição da matéria, dado que se pretende levar o aluno a compreender conceitos importante e basilares na construção de uma ideia para a gestão dos ecossistemas. São áreas onde existe uma base sólida de conceitos, e teorias já publicados e, por isso, um significativo número de compêndios de estudo. Na segunda parte mergulha-se na realidade nacional e nos modelos de avaliação do Património natural, pela que a participação dos alunos na matéria expositiva obriga á pesquiza e tomar conhecimento da realidade nacional, para além do conhecimento da documentação disponível e das diferentes abordagens na construção dos instrumentos de gestão, bem diferenciado de ilha para ilha.
Numa terceira parte parte-se para a análise moderna de modelos e casos estudo de gestão da biodiversidade, a diferentes escalas, e por isso a pesquiza, análise e discussão de artigos desta área muito recente, torna-se uma maneira de incentivar a leitura de discussão na sala dos métodos mais recentes.
Bibliografia
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