Métodos de Planeamento Territorial
Descrição da disciplina
Objetivos de aprendizagem
Abordagem de conceitos fundamentais para a compreensão da natureza da informação geográfica e dos Sistemas de Informação Geográfica. Identificar a importância dos Sistemas de Informação Geográfica no presente e no futuro. Recurso a software SIG, para aplicação prática dos conceitos abordados. Visa, por outro lado, dotar os alunos de um conjunto de ferramentas estatísticas que auxiliam o investigador a melhor identificar padrões espaciais observáveis em variáveis naturais ou naturais-antrópicas. Será dada também importância a um grupo de modelos que permitem diagnosticar relações de causa-efeito no território estudado. Finalmente ambiciona conhecer os instrumentos reguladores do território. Ser capaz de relacionar um texto regulamentar com a sua expressão territorial.
Conteúdos programáticos
1. Introdução e Conceitos
2. Sistemas de Coordenadas em cartografia
3. Modelação Geográfica
4. Aquisição de dados
5. Funcionalidades dos SIG
Módulo I: Conceitos
Módulo II: Introdução De Dados Em ArcView
Módulo III: Visualização De Temas
Módulo IV: Trabalhar Com Tabelas
Módulo VI: Análise Espacial
Módulo VII: Criação De Layout
Natureza da informação Geográfica;
Estatística Espacial;
Inferência Estatística em dados geográficos;
Correlação: Métodos Robustos;
Autocorrelação Espacial;
Modelos de Regressão Linear multivariados;
Modelos Espaciais.
Introdução ao Planeamento e Ordenamento do Território. Noções Gerais; Objectivos; Princípios e Processo de Planeamento. Evolução das Políticas de Ordenamento do Território e do Ambiente Agenda 21 e Planeamento Ambiental.
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
Depois de alunos compreenderem a componente teórica do território, da legislação aplicável e dos Sistemas de Informação Geográfica, são levados a realizar projetos e desenvolver aptidões em software de Informação Geográfica, onde aprendem os conhecimentos básicos, práticos, de onde têm de realizar um trabalho, que lhes permite por em prática e compreender a relação entre a regulação local e a sua implementação nos Sistemas de Informação Geográfica.
Metodologias de ensino
Exame - 100% (nota mínima 10 valores);
Trabalho Grupo de 2 alunos - (+5% da nota para notas abaixo de 18 valores)
Prova escrita a realizar com consulta.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
Os trabalhos de grupo a realizar, e a implementação prática dos conhecimentos teóricos, permitem aos alunos um contacto com a realidade, que são os Sistemas de Informação Geográfica, dotando os alunos de ferramentas fundamentais no planeamento territorial.
Bibliografia
Aronoff, S. (1989) Geographic Information Systems: a management perspective (Ottawa, Canada: WDL Publications).
Burrough, P. A. (1994) Principles of Geographical information Systems for Land Resources Assessment. Oxford Science Publications.
Maguire, D. J., Goodchild, M. F. & Rhind, D. W. (1992) Geographical Information System. Longman Scientific & Technical.
Matos, J. (2001) Fundamentos de Informação Geográfica. Lidel.
Neto, P. L. (1998) Sistemas de Informação Geográfica. FCA-Editora de Informática.
Shaw, G. & Wheller, D. (1997) Statistical Techniques in Geographical Analysis. David Fulton Publishers.
Gujarati, D. (1995). Basic Econometrics. 3ª Edição, McGraw-Hill.