Proposta de Dissertação
Descrição da disciplina
Objetivos de aprendizagem
Os objectivos de aprendizagem são:
- Que os alunos percebam o que é ciência e a forma como interage com a sociedade e com o real;
- Que os alunos apreendam as diferenças entre um mestrado e uma licenciatura, e entre um mestrado e um doutoramento
- Familiarizar os alunos com o trabalho de investigação empírica na sua área de especialização e servir como base de reflexão e motivação para os futuros trabalhos de dissertação.
Conteúdos programáticos
-Estructura de uma Tese de Mestrado
-Metodologias de Revisão Bibliográfica
-Metodologias de elaboração de uma Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão
-Metodologia de Elaboração de uma Bibliografia
-Análise e discussão de artigos cientifícos e de dissertações de mestrado
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
Pretende-se enquadrar os alunos nas metodologias de elaboração de uma Tese de Mestrado e nas metodologias de escrita cientifica.No final do curso, o aluno deverá ser capaz de: - Julgar e decidir sobre a forma apropriada e fórum para o seu trabalho - Avaliar potenciais fóruns de publicação - Escrever um manuscrito científico em conformidade com as regras e requisitos - Analisar a eficiência da sua apresentação e melhorá-la no seu trabalho escrito.
Metodologias de ensino
- Misto de aulas expositivas, discussão e análise de tópicos de investigação.
- Sessões tutoriais para reflexão, discussão e motivação para os futuros trabalhos de dissertação/projecto/estágio.
- Utilização de artigos e dissertações de mestrado destinados a motivar tópicos de tese e a propor metodologias para as dissertações.
- Apresentação e discussão de Projectos de Dissertação/Projecto/Estágio individuais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
Ao familiarizar os alunos com práticas correntes de investigação, ao desenvolver trabalhos práticos e ao permitir a discussão aberta nas aulas, pretende-se que a disciplina proporcione maior acompanhamento dos estudantes na escolha do seu tema e lhes apresente diferentes oportunidades e opções de investigação. A disciplina constitui um apoio fundamental para os alunos na futura eleboração da sua dissertação.
Bibliografia
Cargill M, O’Connor P 2009. Writing scientific research articles. Wiley-Blackwell
Gastel B, Day RA 2016. How to write and publish a scientific paper. 8th ed. Cambridge Univ. Press
Girden, Ellen R.; Evaluating Research Articles: From Start to Finish, 2nd ed., Sage, London., 2001