Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

... sobre o território comum, olhar a realidade de forma integral e de modo científico

Cláudia Marisa de Oliveira Durão Adão

A Educação Ambiental no Ensino Básico; aplicação prática à área envolvente da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Stª António

Orientadores:
  • Fernando Louro Alves
  • Raul Manuel da Fonseca Janeiro Tavares de Pina

  • Dissertação disponível em: http://hdl.handle.net/10400.1/8455

    Resumo

    No presente trabalho procurou-se compreender como é implementada a Educação Ambiental na Comunidade Educativa de Vila Real de Santo António, concelho que inclui no seu território a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), e como se relaciona com a referida área protegida. Para o efeito recorreu-se à análise dos Projectos Educativos e Planos Anuais de Actividades das escolas, entrevistou-se a responsável pela Educação Ambiental na área protegida e aplicaram-se questionários a alunos e a professores da Escola E.B. 2,3 D. José I. No tratamento dos dados recolhidos por questionário, a Análise de Conteúdo e a Estatística Descritiva constituíram os métodos utilizados. No geral concluiu-se que: o relacionamento entre a área protegida e a comunidade educativa é meramente formal; a Educação Ambiental desenvolvida nas escolas é realizada por docentes na sua maioria sem formação na área, que recorrem a estratégias passivas cujo objectivo é a sensibilização dos alunos para os problemas ambientais. O estudo do meio local não é privilegiado assim como a prática da interdisciplinaridade. Quanto aos alunos constatou-se que se interessam pela temática ambiental apesar de pouco sensibilizados para os problemas ambientais locais. Face ao exposto apresentaram-se recomendações que poderão contribuir para a melhoria da prática pedagógica e do trabalho de parceria entre a comunidade educativa, a área protegida e a autarquia

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