Cláudia Marisa de Oliveira Durão Adão
A Educação Ambiental no Ensino Básico; aplicação prática à área envolvente da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Stª António
Orientadores:
Fernando Louro AlvesRaul Manuel da Fonseca Janeiro Tavares de Pina
Dissertação disponível em: http://hdl.handle.net/10400.1/8455
Resumo
No presente trabalho procurou-se compreender como é implementada a Educação
Ambiental na Comunidade Educativa de Vila Real de Santo António, concelho que
inclui no seu território a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de
Santo António (RNSCMVRSA), e como se relaciona com a referida área protegida.
Para o efeito recorreu-se à análise dos Projectos Educativos e Planos Anuais de
Actividades das escolas, entrevistou-se a responsável pela Educação Ambiental na área
protegida e aplicaram-se questionários a alunos e a professores da Escola E.B. 2,3 D.
José I. No tratamento dos dados recolhidos por questionário, a Análise de Conteúdo e a
Estatística Descritiva constituíram os métodos utilizados.
No geral concluiu-se que: o relacionamento entre a área protegida e a comunidade
educativa é meramente formal; a Educação Ambiental desenvolvida nas escolas é
realizada por docentes na sua maioria sem formação na área, que recorrem a estratégias
passivas cujo objectivo é a sensibilização dos alunos para os problemas ambientais. O
estudo do meio local não é privilegiado assim como a prática da interdisciplinaridade.
Quanto aos alunos constatou-se que se interessam pela temática ambiental apesar de
pouco sensibilizados para os problemas ambientais locais.
Face ao exposto apresentaram-se recomendações que poderão contribuir para a
melhoria da prática pedagógica e do trabalho de parceria entre a comunidade educativa,
a área protegida e a autarquia
Centros de investigação que apoiam o mestrado