Instrumentos e Objetivos da Ciência e Política Ambiental
Descrição da disciplina
Objetivos de aprendizagem
Os principais objetivos desta unidade curricular são:
- comunicar aos alunos os conceitos fundamentais sobre saber, tradição, percurso da humanidade, património e áreas de conservação e introduzir conceitos da gestão da conservação da natureza de forma a fundamentar a gestão dos recursos naturais e ambientais.
- confrontar os alunos com os problemas reais que o senso comum e as abordagens disciplinares não vem conseguindo resolver nos vários contextos e desafia-los a adotarem uma perspetiva científica e interdisciplinar para abordarem os problemas levantados.
- introduzir algumas metodologias de trabalho, úteis à obtenção e análise de dados para melhor compreender a realidade.
- debater com os alunos a unidade e diversidade da abordagem científica no concreto das suas ideias preliminares para dissertações de mestrado.
Conteúdos programáticos
Parte I - História do uso dos recursos naturais: problemas de gestão e conservação da natureza.
Parte II - Metodologias de estudo em ciência.
Parte III - Ciência e desenvolvimento.
Parte IV - Ciência, religião e conservação da natureza.
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
A análise histórica das relações entre o homem e a natureza permitem explicitar os fenómenos de interação entre os valores, a economia, os espaços adaptados e o meio ambiente que constituem os elementos base do mestrado.
O aprofundamento metodológico, focado em contextos reais e problemas concretos, permite antecipar alguns dos obstáculos com que os investigadores se deparam na segunda parte do mestrado e facilitar a sua minimiazação e solução.
Metodologias de ensino
Aulas teórico-práticas: Aulas magistrais ilustradas recorrendo a “data show” e vídeos; Foruns de leitura, discussão e apresentação de pontos de vista diversos sobre temáticas ambientais onde possam ser discutidos aspetos a focar na tese.
Os estudantes recebem um conjunto de protocolos experimentais focando a biodiversidade, a poluição e as perspectivas socio-ambientais, que executam durante este período. Aprendem a criar bases de dados e a ensaiar algumas análises preliminaries.
Avaliação:
1. Elaboração de um texto (tipo artigo de revista de divulgação - máximo 5 págs A4, pitch 12, 1,5 espaços) introduzindo os pontos essenciais discutidos durante a unidade curricular e focando um dos problemas da Ciência e Desenvolvimento Sustentável de um lugar.
2. Problematização de um projecto de tese, contextualizado à gestão e conservação da natureza, com apresentação das dimensões de estudo, indicadores, definição e operacionalização das variáveis.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagemA elaboração de um ensaio de 5 páginas focando uma área concreta e de quatro pontos de vista (institucional, económico, tecnológico e ambiental) permite evidenciar as coerências e incoerências das várias abordagens disciplinares e dar sentido a um mestrado interdisciplinar.
A sistematização da procura do conhecimento científico numa "tabela de especificações", permite projectar o desenvolvimento do projecto de tese, garantindo um instrumento de regulação da investigação a desenvolver no futuro.
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