Gestão, Promoção e Implementação de Projetos
Descrição da disciplina
Objetivos de aprendizagem
1. Tenham adquirido conhecimentos acerca da gestão das organizações e de projetos, de gestão por objetivos e
de implementação de projetos;
2. Dominem o vocabulário e compreendam o contexto histórico associado à emergência das noções de Ambiente,
Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável;
3. Possam delinear projectos, instrumentos e estratégias de intervenção ambiental adequadas a um conjunto de
situações diferenciado.
Conteúdos programáticos
Nos três módulos que compõem a unidade curricular são abordados diversas temáticas entre as quais:
1. No âmbito da Gestão das Organizações: Introdução à Gestão das Organizações; Decisão e Negociação; Motivação, Liderança e Comunicação; Planeamento Estratégico; Sistemas de Controlo e Sistemas de Contabilidade.
2. Já no âmbito da implementação e gestão de projetos abordam-se instrumentos de análise de gestão de projetos, entre os quais o Quadro lógico e o Método Q e onde se dão ferramentas e conhecimentos nos domínios de Avaliação de Projectos de Investimento, Planeamento de Projectos e Monitorização de Projectos.
3. No âmbito da Educação Ambiental, trabalham-se as noções de degradação e deplecção ambiental; os novos valores ecológicos com apresentação do Novo Paradigma Ambiental; Introduzem-se alguns Modelos de comportamento pró-ambiental e de Modelos de Comunicação de Risco; Apresentam-se as noções de Marketing ambiental e da sua influência na mudança social.
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objectivos desta unidade curricular uma vez que privilegiam o domínio de conceitos, ferramentas e modelos básicos que permitem aos alunos dominar a literatura da área, reflectir sobre o que é publicado e conceber novos projectos adequados aos objectivos que se propõem trabalhar.
No caso da Gestão das Organizações (Módulo 1), os alunos aprendem a identificar vários tipos de organizações, as suas características e dimensões, as suas necessidades e sistemas de controlo. No caso da Implementação e gestão de projectos (Módulo 2), os alunos têm oportunidade de aprender novas ferramentas de análise como o Quadro lógico e o Método Q. Em relação à Educação Ambiental (Módulo 3), os alunos depois de receberem informação adequada durante as aulas teóricas, podem autonomamente recolher e analisar informação que lhes permita utilizar Modelos de comportamento pró-ambiental e/ou de comunicação de risco em projectos futuros.
Metodologias de ensino
1. Aulas teóricas expositivas, com recurso a documentos vários.
2. Aulas teórico-práticas com análise crítica e debate de um conjunto seleccionado de artigos científicos (ex. discussão de escalas de atitudes; NEP, modelos de gestão de projectos).
AVALIAçãO
1. Elementos de avaliação individual (70%)
1.1. Teste abrangendo toda a matéria (50%).
1.2. Questões de Aula de resposta rápida (20%).
2. Elementos de avaliação em grupo restrito (2 a 3 pessoas) (30%)
2.1. Apresentação pública e discussão de um trabalho, com tema proposto pelos alunos, com aprovação prévia
dos docentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
Considerando a extensão dos conteúdos programáticos e o número de horas relativamente diminuto disponíveis para a unidade curricular, as aulas teóricas recorrem sobretudo ao método expositivo clássico, partilhando assim, de forma sistematizada a informação mais relevante para a aprendizagem de Gestão, Promoção e Implementação de Projectos, posteriormente avaliada num teste final.
Nas aulas teórico-práticas, apela-se a competências de análise crítica, reflexão e debate.
Os conteúdos, complementares ao que é leccionado nas aulas teóricas, são abordados numa dinâmica de consulta, interpretação e análise de artigos de investigação acerca dos mais recentes avanços na ciência. Esta análise, e as questões de aula que se lhe seguem, obriga os alunos a um acompanhamento constante da matéria, tornando as horas de contacto com os docentes mais dinâmicas, conseguindo-se que o foco principal das aulas seja a aprendizagem - da responsabilidade individual de cada aluno.
Finalmente, o envolvimento dos alunos em projectos coordenados pelos docentes da unidade curricular permitem-lhes aprofundar aspectos teóricos de determinado tema, proporcionando a prática da investigação científica e a comunicação científica.
Bibliografia
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