Sistemas Agro-Ambientais
Descrição da disciplina
Objetivos de aprendizagem
Definições de agricultura, os maiores desafios da atualidade e as perspetivas que se põe.
Sistemas em agricultura, os desafios da sua sustentabilidade e como se procede à zonagem das culturas.
Sistemas de Produção Animal, as suas implicações no meio ambiente e as armas de mitigação para combater essas implicações.
Alguns dos impactos negativos mais relevantes da agricultura no ambiente e apresentam-se três casos estudados que exemplificam conceitos aprendidos nos três módulos desta disciplina.
Conteúdos programáticos
A. Diversidade da Geomorfologia e Sistemas de Agricultura - Produção Vegetal
1 Definição de agricultura
2 Consumo de alimentos
3 Produção das principais culturas anuais
4 Evolução dos preços dos bens agrícolas
5 Ecossistema agrícola
6 Desafios à agricultura
7 Futuro da agricultura
8 Decisões culturais
9 Sistemas de agricultura
10 Sistemas de culturas
B. Sistemas de Agricultura - Produção Animal
1. Os alimentos
2. A digestão
3. Metabolismos dos glúcidos
4. Metabolismos proteico
5. Conceito de digestibilidade
6. Substâncias antinutritivas na alimentação animal
7. A ingestão voluntária
8. A Produção Animal e o Ambiente
9. Sistemas de produção
10. As arbustivas
C. Impactos dos Sistemas de Agricultura
1 Impactos negativos da produção agrícola
2 Apresentação e discussão de três casos estudados
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
Pretende-se que os alunos percebam o que é a agricultura, as implicações e desafios que se lhes põe, porque é que a agricultura ocupa uma área significativa do território, as condições que lhe são mais apropriadas, os recursos que nela se empregam e como funciona.
O conhecimento dos sistemas de produção agro-pecuários e dos seus impactos no meio ambiente permitem-nos perceber as estratégias de mitigação em sistemas agro-silvo-pastoris.
Também se pretende que os alunos percebam alguns dos impactos negativos mais importantes da agricultura no meio agrícola, no ambiente e na sociedade. De seguida serão discutidos três casos estudados e sobre os quais irão aplicar conhecimentos previamente adquiridos nesta disciplina.
Metodologias de ensino
Aulas gravadas e presenciais com ampla possibilidade de participação dos alunos. Os textos de apoio e os slides são facultados aos alunos antes da realização das aulas. Os artigos para discussão versam temas abordados nas aulas e são facultados com antecedência de dias. A monografia feita em regime tutorial cria o mote para o primeiro módulo. A avaliação é feita com base numa prova escrita, numa monografia (tutorial), na apresentação e defesa de um trabalho científico e na discussão de grupo de dois artigos científicos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagemOs alunos começam por fazer uma monografia em regime tutorial sobre uma cultura, para a qual terão de avaliar as áreas cultivadas, produção, produtividade e valor da produção. As aulas são abertas à participação de todos, serão dados múltiplos conceitos sobre a agricultura que em parte também se enquadrarão com a monografia. Nestas aulas serão dados numerosos exemplos quase todos atuais, embora alguns sejam antigos mas com lições fundamentais para o presente e o futuro. A grande maioria dos temas será abordada numa perspetiva agronómica, ambiental e económica. Os alunos terão de demonstrar que aprenderam estes conceitos nesses três níveis.
Os alunos são levados a compreender os sistemas de produção agro-pecuários e as implicações desses sistemas no meio ambiente, no final do módulo os alunos realizam um trabalho, que é apresentado e discutido, sobre um tema escolhido, sendo classificados com base nessa apresentação.
Os alunos ainda terão de fazer a leitura de dois artigos sobre o caso estudado LTRAS, pelo que este será discutido por todos os alunos e pelo docente da disciplina e sobre a qual também será feita uma avaliação oral.
Bibliografia
Alegre, J, Sancha, J.L., Guia, E e Agudo, M.A. (1993). Caracterización nutritiva de arbustos forrageros: I. Composición química de leguminosas arbustivas y su evolutión estacional. XVIII Jornadas Científicas de la peoc, 23-25 de Setiembre de 1993.
Azevedo A., Portas L.A.M., Cary F.C.C. 1972. O planeamento das explorações em sistemas de exploração da terra. Informação Científica nº 6. Universidade de Luanda, Nova Lisboa, Angola. 54pp.
Calçada, A.M. (1992). Caracterização e valor nutritivo de alguns arbustos forrageiros: Instituto Politécnico de Santarém ? ESA. Santarém.
Correal, E e Sanchez-Gomes, P. (1991). Woody species (trees and shrubs) of multiple value for the arid and semi-arid zones of Northern Mediterranean EEC Countries. Curso de Valorizacion de Forrages y Subproductos Mediterraneos, 13-31 Mayo. CIAEAM. IAMZ. Saraçoça. Espanha.
Denison R.F., Bryant D.C., Kearney T.E. 2004. Crop yields over the first nine years of LTRAS, a long-term comparison of field crop systems in a Mediterranean climate. Field Crops Resesearch 86: 267-277.
Dixon J., Gulliver A. 2001. Farming Systems and Poverty: Improving Farmers' Livelihoods in a Changing World. FAO and World Bank, Rome and Washington D.C. Disponível em http://www.fao.org/DOCREP/003/Y1860E/y1860e00.htm
Dukhan A.N., Masefield G.B. 1971. Farming systems of the world. Chatto & Windus, LondonUnited Kingdom.
FAO. 1990. An International Action Programme on Water and Sustainable Agricultural Development. Rome. 42p.
Forbes, J.M.. CBA (1995). Voluntary Food Intake and Diet Selection in Farm Animals. International, Wallingford, UK.
McDonald, P.; Edwards, R.A.; Greenhalgh, Morgan, C.A. (2002). Animal Nutrition. 6th edition. Prentice Hall.
Millennium Ecosystem Assessment, 2005. Ecosystems and Human Well-being: Synthesis. Island Press, Washington, DC., USA. 155p.
Pinto, P.A. 1995. Agricultura e Máquinas Agrícolas I. Apontamentos de estudo n.º 2. Instituto Superior de Agronomia, Lisboa.
Steinfelf, H., Seré, C . (1996). World livestock production systems. Current status, issues and trends. FAO, Roma.
Van Soest, P.J. (1982). Nutritional ecology of the ruminant. O. and B. Books Corvallis, Oregon. USA.