Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Educação Ambiental em Áreas Protegidas: Avaliação do Impacto de Acções Educativas em Alunos do Ensino Básico
Orientadores:
Maria Teresa Morais de OliveiraLuís Cancela da Fonseca
Dissertação disponível em: http://hdl.handle.net/10400.1/8572
Resumo
O presente estudo pretendeu avaliar o impacto das acções de Educação
Ambiental (EA), destinadas a alunos do Ensino Básico, desenvolvidas pelo Centro de
Educação Ambiental de Marim (CEAM), do Parque Natural da Ria Formosa.
A opção metodológica está associada ao paradigma multimetodológico, centrado
na investigação qualitativa com dados quantitativos, inserido no estudo de caso
avaliativo.
Face ao objecto de investigação, os grupos intervenientes no estudo foram
constituídos por; quarenta e quatro alunos e sete professores que se deslocaram ao
CEAM em visita de estudo. Fizeram ainda parte três responsáveis pelas acções de EA
da respectiva instituição.
Quanto aos instrumentos de investigação utilizados, recorreu-se à triangulação
de dados, pelo que estes foram obtidos por; inquéritos por questionário, inquéritos por
entrevista e grelhas de observação.
A estatística descritiva e a análise de conteúdo constituíram os métodos de
análise utilizados no tratamento dos dados.
A análise global dos dados, revelou que as acções educativas não consideram na
totalidade os objectivos de EA previstos na Carta de Belgrado, na Declaração de
Tbilissi e na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade. Quanto
aos resultados / impactos obtidos em termos de benefícios para que os alunos do ensino
básico contribuam para a construção da sociedade, os dados mostraram que estes
ficaram muito aquém dos esperados nos domínios do saber-fazer, saber-ser e saberviver-
em-comum, revelando os alunos apenas aprendizagens no domínio do saber.
Como eventuais meios de bloqueio, o estudo aponta aspectos relacionados com a
planificação das actividades, os objectivos, as metodologias implementadas em termos
de estratégias e actividades, rigor científico dos conteúdos abordados e avaliação.
Neste contexto, o estudo inclui recomendações nas áreas acima referidas como
meio de ajudar os agentes de EA a definir melhor os seus projectos e a aumentar a sua
qualidade e eficácia, de forma a utilizarem mais eficientemente os recursos de que
dispõem.
O estudo inclui ainda sugestões de investigação futura na área da EA.
Centros de investigação que apoiam o mestrado