Paulo A.V. Borges
Página pessoal
Web References
Docente nas disciplinas:
Biodiversidade (Regente)
Proposta de Dissertação (Regente)
Dissertação (Regente)
Métodos Estatísticos e Modelos de Análise Ambiental
Dissertações orientadas:
17Palavras-chave
Perfil
Paulo A. V. Borges tem um Ph.D. em Ecologia de Insetos pela Universidade de Londres (Imperial College; 1997) e atualmente é líder do Grupo da Biodiversidade dos Açores (cE3c) da Universidade dos Açores (http://www.gba.uac.pt/). Este grupo de investigação com experiência de investigação em ecologia, conservação e evolução é atualmente composto por 14 docentes Universitários, 8 Post-Docs, 25 estudantes de doutoramento e 6 jovens com bolsas de trabalho técnico.
Tenho publicado extensivamente usando as ilhas dos Açores como um modelo para a compreensão da estrutura da comunidade animal em ecossistemas insulares, com 107 ISI papers publicadas com IF e 11 livros como autor ou editor (incluindo as listas completas da biodiversidade terrestre dos Açores e arquipélagos da Madeira). Tenho colaborações em andamento com 12 "Associate Research Fellows" de sete países. Liderei o desenvolvimento do Portal da Biodiversidade dos Açores (http://azoresbioportal.uac.pt/), uma interface web para a comunicação de investigação em biodiversidade nos Açores.
Orientei 14 projetos de Pós-Doc e 7 estudantes de Doutoramento e ainda 24 estudantes de Mestrado, e atualmente estou a orientar 5 Post-Docs e 11 alunos de doutoramento. Nos últimos três anos, liderei ou participei em mais de 30 projetos de investigação. A minha investigação foca-se no estudo da Biodiversidade dos Artrópodes dos Açores, com particular enfase na taxonomia, ecologia (Macroecologia), biogeografia e biospeleologia.
Os objectivos actuais da minha investigação são os seguintes: Utilizar os Açores como um sistema modelo para investigar os mecanismos ecológicos e evolutivos responsáveis ​​pela formação de biotas insulares Obter dados ecológicos de longo prazo para avaliar a distribuição e abundância das espécies em escalas espaciais e temporais múltiplas Identificar as vias promotoras de alterações nas comunidades naturais de ilhas oceânicas sob a influência das alterações globais para fins de conservação.